Depoimentos

Na última semana de aulas escrevemos nossas impressões sobre o curso, comentando nossas expectativas e o que encontramos, além de mencionar algumas coisas que gostamos ou não:

 

TURMA 2014

RICHARD

Foi muito interessante, nosso professor nos ensinou com humildade, respeito e gentileza, apesar de nós não falarmos português. Ele permitia que nos acalmássemos para que nós pudéssemos aprender. Eu também agradeço meu professor pelo tempo que ele dedicou a nós.

ISRAEL

Agora eu consigo me comunicar em português com as pessoas. Por exemplo, eu posso perguntar o nome de alguém, onde mora, sua idade, se é casado, falar sobre mim, como cumprimentar as pessoas de acordo com a parte do dia.

DAVID

Desde o começo do curso eu consigo falar e escrever muito mais coisas em português. Meu conhecimento sobre a cultura do Brasil e sobre muitas cidades do Brasil é maior agora. O curso é um tipo de ponte para estrangeiro, ajuda na adaptação e na integração ao Brasil. Eu quero agradecer muito ao Aprendiz, Caritas, Ed. Moderna, Museu de Arte Sacra e professor Felipe pelas muitas coisas que me ajudaram ao longo do curso.

CHINEDU

O curso me ensinou como ler, escrever e falar português e me ensinou mais sobre cultura brasileira. Permitiu que eu me aproximasse dos brasileiros e interagisse, portanto eu amei o curso.

EDWIN

Eu gostei, meu professor é muito bom. O professor nunca está triste, está feliz todo dia. Nós te amamos!

KEN

Quando eu comecei era muito difícil. Eu me senti desencorajado a continuar. Devido ao apoio dado por meu professor eu fui capaz de tirar o atraso e perceber que o português é a melhor língua para se falar.

MAYADA

Eu gostei muito, eu quero continuar a aprender português. A duração do curso é muito curta. O curso foi muito bonito para mim porque eu quero cultura (cultura em geral, museus, etc.). Felipe é muito legal, muito gentil com os alunos. A visita à escola foi muito boa. Perfeito.

………………………………………………………

TURMA 2013

 

SUNDAY

Eu amei o curso, ele permitiu me expressar, me comunicar com as pessoas. Saber o português me permitiu conseguir um trabalho. Quero dizer obrigado a minha professora!

SAMBA

Eu aprendi muitas coisas com a minha professora, porque agora que estudei eu falo muitas palavras na rua, no meu trabalho, com meus amigos no Brasil. Eu tenho namorada porque eu aprendi a língua portuguesa e tenho trabalho agora. Estou muito feliz. Minha professora me ensinou muito bem então agora eu falo bem o português. Muito obrigado a minha professora.

JUDITH

O curso de português foi muito bom. Quando eu comecei era difícil para mim, eu ficava envergonhada de falar. O curso foi muito bom, eu quero prosseguir. Eu aprendi muitas palavras, eu sei lugares, fui para importantes museus: eu gostei de todas as saídas que fizemos. Quando eu estava cansada minha professora tinha um bonito sorriso. Ela me ajudava, tem um bom coração. Agora eu sou feliz, eu tenho o básico no português.

JEFFREY

Eu gostei de tudo do curso. Eu aprendi como falar português, eu aprendi a pronunciação das palavras da língua portuguesa, eu aprendi a cultura brasileira: as comidas brasileiras e muitas coisas sobre a vida no Brasil.

EMMANUEL

Eu gostei de tudo do curso porque o curso nos ajudou a nos identificarmos em português e ser capaz de nos comunicarmos com muitas pessoas no Brasil. E também eu gostei de aprender a cultura do Brasil. Eu estou muito feliz de agora saber a língua portuguesa. Eu quero dizer muito obrigado a você professora Wendy, tudo que você fez foi muito importante para nós.

ALHAJI

Eu gosto tudo sobre a escola especialmente a aprendizagem do português brasileiro e o ensino da nossa professora era um espetáculo agradável e fresco para nós. Os novos amigos que fiz foi tão bom para mim, uma exposição de muito amor pois eu era como um irmão mais novo de todos.

………………………………………………………

TURMA 2012

CARINE BONIOR

No primeiro dia do curso eu estava esperando aprender a língua portuguesa, para falar bem e escrever. Do começo do nosso curso até o fim aprendi muitas coisas, agora consigo conversar com pessoas. Conheci muitos lugares aqui em São Paulo e fiz relação com pessoas. Gostei da maneira do nosso professor explicar e as iniciativas dele pra nossa integração no curso. Para mim, estou com dificuldades só com os verbos. Passei bem no curso, sem problemas, gostei de tudo.

GORAME NDIAYE

Eu esperava aprender a falar, ler e escrever bem na língua portuguesa. Encontrei a cultura brasileira. Aprendi a falar oralmente a língua graças às músicas, aos verbos, fichas e outras coisas mais. Além disso, eu escrevi também. Gostei muito de estar com pessoas de nacionalidades diferentes e fazer a mesma coisa. Também gostei de descobrir uma língua que eu nunca aprendi. Nesses 5 meses eu consegui o essencial da língua portuguesa.

MBAYE BA

Eu encontrei o que esperava no curso, falar bem português e escrever. Aprendi as músicas brasileiras, os vocabulários, os verbos. Aprendi a falar e conheci muitas coisas sobre a língua portuguesa graças ao curso. Gostei de tudo porque eu conheci muitas coisas sobre a língua.

DAME BADIANE

O curso de português é muito importante para nós, porque desde o começo até hoje teve uma grande melhora nas nossas palavras. Agora eu consigo escrever, falar e conversar bem, mas antes foi difícil para mim. Aprendemos vocabulário, fonética, verbos e muitas coisas. Também fizemos muitas visitas. Tudo foi legal, o que eu mais gostei foi a cultura brasileira, suas regiões e os jogos e brincadeiras.

HIDRAS TUALA

Eu esperava vocabulário e conversação, mas nós combinávamos tudo. Além disso, tudo passou bem pra mim. Gostei dos ditados, mas eles eram curtos. Aprendi fonética, verbos, como falar. Gostei do ambiente do curso, todos estávamos animados nas aulas, conversar com o professor, perguntar as dúvidas. Nós descobrimos as culturas do Brasil. Gostei de tudo, a organização foi genial. Apesar de tudo no começo tinha muitos alunos, mas no final muitos de nós não finalizaram o curso. Adorei o professor Jonas, comprovando mais uma vez seu compromisso em levar a educação.

MARINA KAZADI

Para mim o curso passou bem, eu esperava aprender como escrever e falar em português. Gostei de seu jeito de falar, mas você só fica interessado nas pessoas que falam muito, deveria integrar todo mundo. Quando a gente está aprendendo um idioma o professor tem a obrigação de interrogar todo mundo, mesmo quem não fala muito. Tudo que eu vi me ajudou bastante pra falar atualmente sobre o passado. Muito obrigado pela forma que você se comporta com nós. Que Deus te abençoe muito.

LAURETTE NLANDU

Amei muito esse curso de português, agora eu falo e escrevo bem em português, encontrei tudo de boa, aprendi os verbos e outras coisas. Eu não imaginava na minha vida que passou fazer esse tipo de curso. O nosso professor sabe ensinar bem. O curso passou sem problemas, e depois quero fazer um curso profissionalizante. Obrigada.

JEAN DENIS BENECK

Eu esperava muito menos do curso. Apesar do pouco tempo que durou o curso eu consegui aprender muitas coisas como: algumas músicas brasileiras, um pouco da cultura brasileira, muito vocabulário, tirei algumas dúvidas que tinha no começo do curso especificamente nos verbos, nas regras gramaticais da língua portuguesa, qe é uma mistura de muitas línguas. Não esperava um curso tão agradável, tanto na aula com o professor que é uma bomba no ensino, ele faz tudo o que é necessário para que uma pessoa aprenda. Além disso muitos passeios bacanas que a gente não esperava. Aprendi muitas coisas durante este período tão curto, escrito e oral. Enfim, gostei de tudo o que aconteceu no curso, como os cantos, os passeios, o lanche, as visitas. Nesse momento quero agradecer a todos que nos ajudaram a fazer esse maravilhoso curso. Abraço para todos e beijos da parte de Jean Denis

ANERY DUCATEL

Apesar de que eu cheguei no curso atrasado o professor me ajudou da mesma forma que os outros colegas das aulas de português. Graças ao curso posso conversar com todos do Brasil. Lá encontrei amigos de outros países: Haiti, África, Peru, Argentina, Bolívia, Brasil. Gostei de todas as visitas a museus e com o professor aprendemos como vivem juntos como irmãos e também como posso fazer as perguntas, os tempos verbais. Tenho um agradecimento especial ao Jonas, porque ele tem paciência e coragem, então tudo passou muito bem. Eu gostaria de agradecer todas as pessoas que deram a oportunidade de realização do curso, o Aprendiz, o governo, para os bilhetes de transporte gratuito. Muito obrigado, valeu para todos. Até mais?

JOSÉ BOLAYENGE MPELA

 A principal coisa é que já consigo escrever na língua portuguesa e falar bem com verbos.

One response to “Depoimentos

  1. Jonas Waks

    Olá! Acho que ficou faltando o meu depoimento…
    Quero dizer que para mim foi uma grande alegria ter participado deste projeto como educador. Conheci pessoas incríveis e aprendi muito!
    Naquele momento eu estava voltando ao Brasil depois de três anos e meio morando no exterior, e de alguma forma me identificava com os alunos e alunas imigrantes. O grupo acabou se tornando um espaço de acolhimento e boas-vindas para mim também!
    Foi um desafio trabalhar o ensino de uma língua estrangeira (português) na perspectiva da Cidade Educadora, mas tivemos a sorte de estar justamente no bairro da Luz, tão marcado pela presença da imigração, o que nos rendeu um prato cheio de espaços educativos no território. Foi um privilégio poder trabalhar com africanos, afro-descendentes e latino-americanos a ideia de que a cultura brasileira é o diálogo – nem sempre amistoso – de culturas.
    Agradeço a todos e todas e desejo boa sorte ao projeto!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s