Pela Cidade

A cada duas semanas, em média, fizemos roteiros educativos para explorar a cidade e desenvolver as pesquisas que estávamos fazendo na sala de aula.

TURMA 2015

MERCADO MUNICIPAL DE SÃO PAULO (MERCADÃO) – texto de Genevieve

Nós visitamos o Mercadão e foi muito interessante. O edifício é grande, com portas gigantes. Dentro está o Mercado, um lugar onde a gente pode comprar muitas coisas diferentes, por exemplo: frutas, legumes, carnes, peixes, grãos e bebidas. O estudo foi muito prático para nós, porque nós aprendemos os nomes e preços dos diferentes tipos de frutas e legumes.

IMG_7217

PINACOTECA – texto de Gabriel

Nós fomos visitar a Pinacoteca no dia 15 de abril. Nós gostamos da oportunidade de praticar a língua portuguesa, mas nós temos um pouco de dificuldade para entender tudo. Primeiro, nós vimos duas pinturas: uma pintura sobre a África antiga e outra sobre a América antiga. O nome do pintor é Stephan Kessler, e ele não veio ao Brasil ou à África. Ele só imaginou. Os quadros foram pintados no século XVII. Depois, nós vimos pinturas antigas da cidade de São Paulo: Estação da Luz, Rua Vinte e Cinco de Março, Edifício da Pinacoteca, Mercado Municipal e Avenida Tiradentes. Nós vimos também fotos recentes dos mesmos lugares e comparamos os dois.

20150415_105348

PARQUE DA LUZ – texto de Nelson e Kingsley

No dia 20 de março nós fomos para o Parque da Luz com o professor Felipe aprender a cultura do Brasil. Lá nós vimos a grama, árvores, peixes, o lago, a estação de trem da Luz, a academia, a casa do administrador e muitas esculturas. Eu fiquei muito feliz por ver e escutar a história do Parque da Luz. Eu também aprendi sobre as estações do ano. Agora estamos no outono.

_MG_5341

CAT-LUZ – texto de Augustine e Thompson

O CAT é uma organização da Prefeitura de São Paulo. Nossa visita ao CAT foi muito animada porque nós aprendemos muitas coisas que estavam faltando antes, como colocar nosso CV em ordem. O CAT também ajuda os imigrantes a encontrar um bom emprego no Brasil e explica como os salários são pagos e nossos direitos no lugar de trabalho.

IMG_7412

MUSEU DE ARTE SACRA – texto de Souleymane, Daniel e Beneth

Na quarta-feira 8 de abril nós visitamos o Museu de Arte Sacra às nove e meia da manhã. O Museu foi construído em 1700 e abriu para o público no ano de 1970. Nós vimos muitos ostensórios fabricados com ouro e prata e muitas esculturas, como a escultura de São Pedro. Vimos o jardim no centro do Museu. Nós vimos também muitas moedas. Nós fomos para a sala com os lampadários. Depois, nós fomos para a sala com o “Presépio Napolitano”. Essa escultura foi feita em 17 de dezembro de 1999. Foi um passeio muito bom e aprendemos muito.

…………………………….

TURMA 2014 – segundo semestre

Nessa edição do curso, até agora realizamos trilhas educativas no Museu de Arte Sacra, no Parque da Luz, na loja de roupas e confecção Patra, na Pinacoteca do Estado e no Mercado Municipal (Mercadão). Após as visitas, os alunos produziram textos sobre o que consideraram mais interessante. Seguem abaixo alguns desses textos:

PATRA (confecção e loja de roupas) – texto de Antoinette

Ontem, 30 de outubro de 2014, nós fomos à Patra. Patra é uma loja familiar fundada por Theo durante a Segunda Guerra Mundial. Ele chegou aqui como refugiado também e abriu uma pequena empresa, que virou uma grande empresa de confecção e venda de roupas. Lá eles desenham, cortam e costuram os tecidos. Esta loja fica no Bom Retiro a mais ou menos vinte minutos da Avenida Tiradentes, 676, SP. O endereço da loja é Rua Silva Pinto, 271 – Bom Retiro. Nós fomos lá a pé e fomos recebidos por outro Theo, que tem mais ou menos vinte anos. Ele é neto do Theo fundador e filho de André, que é agora o proprietário da loja. O professor fez um sorteio e deu a cada grupo um pouco de dinheiro de mentira para comprarmos uma coisa na loja. Meu grupo foi comprar uma calça preta de tamanho M que custa cinquenta reais. Depois da compra, nós fomos à fábrica de roupas e então a visita terminou.

IMG_3789

PARQUE DA LUZ – texto de Kooh

Na quarta passada, 17 de setembro de 2014, nós alunos do curso de português fomos ao Parque da Luz. Eu gostei de sair. A história do Parque da Luz é muito interessante. O Parque da Luz é bonito e também limpo. No Parque, eu vi quatro lagoas formando uma cruz de malta. No Parque da Luz nós também vimos estátuas, uma gruta artificial, uma academia, flores e grama. Nosso professor nos ajudou com a história do Parque. Nós passamos duas horas e trinta minutos lá e voltamos para casa.

IMG_6146

…………………………….

TURMA 2014 – primeiro semestre

Nessa edição do curso, realizamos trilhas educativas na estação Luz do Metrô, na Pinacoteca, no Museu de Arte Sacra, no Museu da Língua Portuguesa, no Parque da Luz, na Escola Estadual Canuto do Val, no Museu do Futebol, no Memorial da Resistência e no Centro de Apoio ao Trabalho (CAT). Após as visitas, os alunos produziram textos sobre o que consideraram mais interessante. Seguem abaixo alguns desses textos:

PINACOTECA – texto de Faraj: No dia 19 de março de 2014, nós fomos à Pinacoteca. Eu vou falar sobre a pintura “O violeiro”, de Almeida Júnior. Nesse quadro, tem um homem e uma mulher. O homem está tocando viola e a mulher está olhando para ele. O homem está sentado na janela. Eles estão felizes. A mulher está usando uma camisa vermelha e o homem está usando uma camisa de manga longa e um lenço.chapéu.


DSC02947 

MUSEU DE ARTE SACRA – texto de David: No dia 26 de março de 2014, nós fizemos uma trilha educativa no Museu de Arte Sacra do Estado de São Paulo. Nós vimos obras de arte e imagens de santas, anjos, adornos e objetos litúrgicos, como cruzes e resplendores de ouro e prata. Depois, nós vimos esculturas em madeira, em barro e em madeira policromada, como a “Nossa Senhora das Dores”, de Aleijadinho. Por fim, nós vimos o Presépio Napolitano. O Presépio Napolitano é a representação do nascimento de Cristo em Nápoles, apesar de Cristo ter nascido em Belém. No presépio, vimos pessoas felizes pelo nascimento de Cristo. Também vimos imagens de Nossa Senhora Maria, os Três Reis Magos, pastores e trabalhadores, como sapateiros, verdureiros, cozinheiras e barbeiros.

DSC03011

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA – texto de Mayada: Na primeira vez que fui à feira no Brasil, ouvi “Abacaxi! Abacaxi!” e pensei: “Por que não ananás?”. Depois, com o Felipe e os outros alunos, fui ao Museu da Língua Portuguesa. Lá eu pude ver como se forma a língua portuguesa, com palavras de diferentes origens: indígena, africana, latina (francês e espanhol), inglesa, japonesa, árabe etc. Isso faz com que a língua portuguesa falada no Brasil seja muito rica. Ela representa as pessoas de diferentes origens que moram nesse país.

DSC03068

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    PARQUE DA LUZ – texto de Israel: Nós (alunos do curso de língua portuguesa) fomos ao Parque da Luz no dia 16 de abril de 2014. Nós fomos a pé e chegamos às nove e meia da manhã. Encontramos o coordenador do Parque, chamado Luiz Felipe, e nos apresentamos. Depois, ele nos mostrou alguns lugares bonitos do Parque. Esse parque tem uma grande variedade de árvores. Algumas árvores, como a jaqueira, têm mais de cem anos. Todas as árvores compõem um cenário único de beleza. Também vimos o lago em formato de cruz de malta. O Parque da Luz tem cerca de duzentos anos de existência, e é um ambiente bonito para lazer e excursões.

DSC03125

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            MUSEU DO FUTEBOL – texto de Chimezie: Nós fomos ao Museu do Futebol no dia 24 de abril de 2014. Nós fomos de metrô e ônibus. O Museu do Futebol fica no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, que foi fundado em 1940. Nós chegamos lá às nove e meia da manhã. Encontramos dois educadores e nos apresentamos. Depois, nós entramos no museu. Dentro do museu, nós aprendemos muitas coisas. Aprendemos que o futebol foi trazido ao Brasil em 1894 por Charles Miller, quando ele chegou da Inglaterra. Também aprendemos sobre o primeiro estádio de futebol do Brasil, o estádio do Fluminense. Por fim, nós vimos muitas imagens de jogadores da seleção brasileira.

 DSC03144

…………………………….

TURMA 2013

Páteo do Colégio – Nós fomos para o Páteo do Colégio, lá nós vimos muitas coisas, como: osso, parede, roupa do padre, estátuas, crucifixo, sino, padre, restaurante, árvore, mapa e muitas pessoas. Nós falamos com o padre, falamos sobre a parede e sobre a história de São Paulo.

Páteo do Colégio

Museu de Arte SacraNós fomos para Museu de Arte Sacra para visitar então nós vimos estátuas, muito ouro, muita prata. Vimos muitas obras de arte, esculturas de madeira, pinturas, esculturas de cerâmica e a estátua de São João.

Museu de Arte Sacra

Museu da Língua PortuguesaNós estivemos no Museu da Língua Portuguesa e aí descobrimos que a língua portuguesa tem muitas palavras africanas que vem principalmente das línguas yoruba, kikongo e ibo. Nós vimos o pessoal do museu, fotos, projeção de músicas e a sala de poesia. Vimos historia da língua e sua evolução.

Museu da Língua Portuguesa

Centro de Apoio ao Trabalho – LuzNós vimos muitas pessoas e usamos computador. Muitas pessoas foram para entrevista. Os funcionários nos explicaram como se passa o processo de apresentação dos CV., aprendemos também como se passam os processos das entrevistas com os empregadores, como apresentação pessoal, atitudes, tipos de roupas e de sapatos para ir na entrevista.

Centro de Apoio ao Trabalho

Parque da LuzNós vimos árvores, lugar para fazer ginástica, prostituição e conhecemos a árvore pau-brasil. Estivemos com o Administrador do parque que nos explicou sobre todas as mudanças que aconteceram no parque desde a sua criação até agora. Nós estivemos dentro do aquário e depois conhecemos muitos alunos de uma escola do interior de São Paulo, tiramos algumas fotos com eles e depois visitamos o roseiral do parque.

Parque da Luz

Pinacoteca – Nós vimos uma escultura com muitos animais: macacos, leão, tigres, etc. Nós vimos muitas estátuas, fotos e quadros. Nós vimos um vídeo com a história africana, quando eles sofriam como escravos na África do Sul. Nós vimos muitas estátuas sem roupa. Nós falamos sobre nossas memórias e participamos de jogos com martelo, prego e sapatos grudados.

Pinacoteca

…………………………….

TURMA 2012

Aprendiz – Fomos visitar o Aprendiz, fizemos muitas brincadeiras com os meninos e meninas de lá. Ensinamos brincadeiras do Senegal, do Haiti e do Congo.

Museu da Língua Portuguesa – Fomos descobrir a língua portuguesa e conhecemos a árvore da língua. Gostamos de ver a mistura das línguas estrangeiras com o português, principalmente as línguas africanas.

Visita Carine – Nós fomos visitar nossa colega Carine, que estava na Casa das Mulheres se recuperando de um acidente. Passeamos pela Liberdade e compramos um presente para ela.

Seminário Mobilidade Humana – Em nosso primeiro passeio fomos assistir ao Seminário da Cáritas e da Missão Paz. Lá aprendemos o que é refugiado e o que é imigrante, porque o Seminário falava sobre os estrangeiros e a lei dos estrangeiros no Brasil.

Pinacoteca do Estado – Fomos visitar a Pinacoteca e essa visita foi muito boa. Descobrimos muitas coisas dentro do museu e fizemos cartões postais com nossa visão da cidade.

Museu de Arte Sacra – Fomos ao Museu de Arte Sacra e fomos juntos passear na praça e ver os prédios e pessoas do bairro. Depois vimos arte afro-brasileira.

CAT Luz – Visitamos o Centro de Apoio ao Trabalho da Luz e entendemos quais documentos precisamos para conseguir trabalho no Brasil e quais vagas existem em São Paulo. Também falamos sobre a importância de falar bem português para conseguir um bom emprego.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s